segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Os indices de inflação... Pq tantos?


Chega de falar em crise, vamos a um assunto que nós brasileiros conhecemos melhor do que qualquer outro cidadão no mundo... a temida Inflação.

Basicamente, a inflação é um aumento de preços e também um mecanismo que faz com que a economia gire, pois através da inflação que há aumentos de salário e por aí vai.
O problema é quando a inflação é muito grande, como era no Brasil antes do plano real... neste caso, ela é ruim pq tira muito dinheiro dos mais pobres e transfere para os mais ricos, que são os donos das empresas.
Inflação controlada evita que boa parte da renda das pessoas migre para o bolso das empresas.

Mas pq tantos indices de inflação e qual o mais correto, para por exemplo, reajustar o aluguel?

Temos varios indices pq existem varios institutos de pesquisa e cada um deles usa uma ponderaçao, um peso diferente para cada tipo de mercadoria.

Os mais conhecidos são o IGPM e o IPCA.

O IGPM é o famoso indice do aluguel, pq ele tem em seu calculo muito mais produtos e serviços que nao estao contidos no IPCA. Geralmente, ele é superior ao IPCA e por isso muitas pessoas reclamam nas imobiliarias na hora de reajustar o aluguel.
O IPCA é o indice de inflação oficial, pois é calculado pelo IBGE. O governo brasileiro, todo ano divulga a "Meta de Inflação" e essa meta é calculada com base no IPCA.

Esses dois índices, tem seus filhos... o IGP-10 por exemplo, é igual ao IGPM, mudando apenas os dias de coleta de dados.

Um dos indices mais corretos e ponderados é o IPC da Fipe, calculado pela USP. Ele tem uma boa base de dados e na minha opinião é o índice mais correto.

Enfim, na hora de negociar seu contrato de aluguel, deixe espaço para negociar o índice de inflação que será utilizado na hora de ajustar o valor... Sempre cabe uma conversa.

[]'s

Um comentário: